A atuação decisiva de Domingos Sávio visando a derrubada dos vetos do Propag
- Dep. Federal Domingos Sávio
- 12 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jun.
Bancada federal do PL, partido presidido pelo deputado em Minas Gerais, apoiará integralmente a derrubada dos vetos do Presidente Lula (PT)

Os deputados mineiros do Partido Liberal se reuniram na tarde de ontem com o governador Romeu Zema (NOVO), em Brasília, para discutirem a derrubada dos vetos feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a trechos do Programa de Pleno Pagamento dos Estados (Propag). Como já era previsto, a bancada do PL defenderá a ação. A reunião contou ainda com a presença do deputado estadual Tadeu Leite (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Presidente do PL em Minas, o deputado federal Domingos Sávio já vinha tendo conversas com o governador Romeu Zema sobre a intenção do partido em apoiar o governo estadual na decisão. Segundo interlocutores do estado, os trechos revogados por Lula deverão causar impactos bilionários aos cofres de Minas Gerais. ““Assumi o compromisso com o Governador Zema de que a bancada do PL atuaria junto com o governo buscando essa resolução para Minas Gerais. Entendo que é um momento importante de união para que possamos fazer pressão junto ao Governo Federal e aliviar a situação do estado”, disse Domingos Sávio.
A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas estima um prejuízo na ordem de R$7,5 bilhões caso os vetos sejam mantidos. O estudo foi apresentado aos deputados na reunião desta quarta-feira. Três vetos são tratados como prioridade máxima pelo governo estadual: o uso do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), a não inclusão das dívidas garantidas e o veto a suspensão dos limites de gastos com pessoal na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Os estados se tornarão inviáveis financeiramente. O Governo Federal deve tomar ações que auxiliem os estados a terem uma situação contábil mais equalizada, mas não é o que estamos vendo”, concluiu Domingos Sávio.