A produção de café, soja e suínos puxou a alta do setor agropecuário mineiro que, mais uma vez, se superou e bateu recordes. Em 2020, o campo movimentou 100 bilhões de reais, um crescimento de 21,9% em relação ao ano anterior. O resultado foi divulgado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – Faemg, com números do Valor Bruto da Produção (VBP) apurados entre janeiro e novembro.
A agricultura foi a que demonstrou maior aumento, com a movimentação de R$ 59,96 bilhões – alta de 30,1%. A pecuária mineira, por sua vez, girou R$ 40,06 bilhões e registrou superávit de 11,4%, na comparação com 2019.
Os produtos agrícolas que mais contribuíram para a expansão do VBP foram café beneficiado (+58,2%), soja (+54,9%) e sorgo (+42,4%). Na pecuária, os destaques foram para suínos (+27,5%), leite (+11,4%) e boi gordo (10,2%).
O deputado federal Domingos Sávio destacou e agradeceu o compromisso de produtores e produtoras que, mesmo diante de um cenário de incertezas provocado pela pandemia do coronavirus, não pararam de produzir e alimentaram Minas, o Brasil e o mundo.
Em defesa do Agro
Na Câmara Federal, em Brasília, Domingos Sávio manteve a articulação com importantes Ministérios para garantir a produção de alimentos. A primeira medida foi anunciada em março no início da paralisação de algumas atividades. O deputado conseguiu no Ministério da Agricultura a publicação de uma portaria que autorizou o funcionamento pleno da indústria de processamento, beneficiamento e industrialização de alimentos no país.
Em abril, o deputado conseguiu convencer o Ministério da Economia a reduzir a zero a cobrança do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, que incide sobre operações de crédito por prazo determinado. Domingos Sávio destacou à época a importância da política uma vez que, com a proximidade do período de colheita, produtores precisam do crédito para ampliar a capacidade de produção.
Também foi aprovada a Medida Provisória do Agro; a MP 903, renovado os contratos de médicos veterinários no MAPA e garantindo a segurança alimentar em todo o país; e aprovado auxílio emergencial para agricultura familiar e feirantes.