As condições das rodovias federais em Minas Gerais têm sido amplamente debatidas nos últimos meses. Recentemente, circulou nas redes sociais um vídeo de um motorista comparando as rodovias que fazem a divisa do estado com São Paulo, onde pelo lado paulista as vias aparentavam estar em melhor situação, tanto de estrutura quanto de sinalização. O episódio chamou atenção e, desde então, o assunto vem sendo questionado junto às autoridades competentes. As rodovias federais do estado de Minas Gerais somam 5.302,3 km, sendo eles 4.729 km de malha rodoviária pavimentada e 573 km de malha não pavimentada.
De acordo com uma pesquisa divulgada no dia 18 de janeiro pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), Minas Gerais teve um aumento de 311% na precariedade de suas estradas no ano de 2022. Na última semana, o Deputado Federal Domingos Sávio (PL-MG), à convite do Senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), se reuniu com a direção geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), em Brasília, para apresentar as demandas mais urgentes em relação às estradas que cortam Minas Gerais. No encontro, ficou definido que o DNIT ficará responsável por realizar o projeto de duplicação de locais importantes, como a BR-494 no trecho de Divinópolis a Nova Serrana, no Centro-Oeste do estado. “É um dos trechos que precisam de uma atenção muito especial por parte do Governo Federal. Assim como diversas outras rodovias, a 494 já possui uma parte que se tornou área urbana em Divinópolis, sendo utilizada como acesso diário a vários bairros e locais importantes, como a Universidade Federal. A duplicação nessa estrada é uma obra urgente e que precisa ser imediata”, afirmou Domingos Sávio.
Ainda de acordo com levantamento feito pelo próprio DNIT, Minas Gerais possui 65% da sua malha rodoviária com condição de manutenção boa ou regular, 26% péssima e 10% ruim. “O Governador Romeu Zema está fazendo um grande esforço quanto às rodovias estaduais, mas o Ministério da Infraestrutura, assim como o DNIT, precisa tomar uma medida emergencial quanto às federais. Além da BR-494, temos a BR-464, na região de Delfinópolis, que sofre há anos com as más condições. Os projetos precisam ser elaborados e colocados em prática o quanto antes”, concluiu Domingos Sávio.
A expectativa é de que os valores investidos nas obras e recuperações de rodovias federais em Minas Gerais, até dezembro, cheguem a R$ 1,266 bilhão.
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