A sala própria do diretório do PSDB Divinópolis passou por uma revitalização e recebeu hoje, 30 de agosto, o nome de “Sede Municipal Hilário de Oliveira Azevedo”, em homenagem ao ex-vice-prefeito tucano e ex-presidente do partido em Divinópolis entre os anos de 1991 a 1993. Lalinho, como era carinhosamente conhecido por todos, foi um importante defensor e interlocutor das políticas sociais à frente do PSDB local, partido pelo qual teve relevante participação e engajamento.
A presidente do partido, Eliana Piola, relembrou a trajetória do correligionário e lembrou da unanimidade do partido ao referendar o nome do ex-vice-prefeito ao nominar a sala municipal. “O nome de Lalinho foi recebido por todos os tucanos com muito entusiasmo e referendado com unanimidade por todo o diretório. Não somente por tudo que ele fez pelo partido, desde sua fundação, mas também pela cidade”, lembrou.
“Ao reunir simplicidade, sabedoria, perseverança e determinação, Hilário Azevedo gravou seu nome em diversas ações concretas e relevantes em prol do município, muito além de um excelente e marcante vice-prefeito. Certamente seu nome está registrado entre os nomes dos maiores benfeitores de Divinópolis”, informou o deputado federal Domingos Sávio ao agradecer a família por aceitar a homenagem.
O presidente da câmara, Eduardo Print Junior, reafirmou que esta é mais uma demonstração de força e estruturação do partido, que é um dos principais do país e reforça seu nome no cenário municipal. “Uma homenagem muito merecida ao Hilário, nosso querido Lalinho, que marcou seu nome em Divinópolis. Para mim, é muito importante fazer parte dessa grande história que possui o PSDB na cidade. Parabenizo o deputado Domingos Sávio e a presidente Eliana Piola por todos os esforços em prol da política municipal durante todos estes anos”.
Hilário Azevedo é pai do também psdbista Vladimir de Faria Azevedo, que foi prefeito de Divinópolis entre os anos 2009 e 2016, sendo o único prefeito reeleito da história do município. Azevedo emocionou a todos ao lembrar a trajetória do pai e falou da gratidão da família pelo reconhecimento. “Muito nos emociona ver este reconhecimento que marca, para sempre, a história de dedicação deste homem público e, muito humano, antes de tudo”.
Participaram da homenagem a esposa de Hilário Azevedo, a senhora Ana Lúcia Azevedo, seus filhos Sinara e Vladimir, os netos Emanuel e João Pedro, seu genro e seus familiares Honor Caldas e Regina Faria.
Além do deputado federal Domingos Sávio, o presidente da Câmara, Eduardo Print Junior, a presidente do PSDB Divinópolis, Eliana Piola, a presidente do PSDB Mulher, Silvia Cardoso, e correligionários. A galeria dos ex-presidentes também foi reinaugurada e contou com a presença dos ex-presidentes: Fernando Ordones, Aristides Salgado, Renato Nunes, Laurita dos Santos, João Luiz de Oliveira (Pancho), Cherie Mourão e Renato Ferreira.
Devido as restrições da Covid-19, o número de participantes foi reduzido. A sala que levou o nome do fundador local do partido e ex-vice-prefeito recebeu, além da denominação na porta, uma placa interna com os seguintes dizeres:
Hilário Azevedo
Hilário de Oliveira Azevedo nasceu em Divinópolis em 06 de outubro de 1940. Era especialista em motores de embarcação e atuou por muitos anos na filantropia, dirigindo diversos programas destinados aos menos favorecidos, principalmente no Centro Profissional Antônio Pereira da Silva, onde formou mais de dois mil alunos em Tornearia e Ajustagem.
Foi um dos fundadores do PSDB Divinópolis e, em 1982, foi eleito vice-prefeito.
Municipalista de raiz, ferrenho apoiador do movimento comunitário, merece destaque o seu desempenho como Superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Social – Sudeso, que reorganizou esse movimento em Divinópolis.
Foi casado com Ana Lúcia, com quem teve dois filhos: Sinara e Vladimir Azevedo.