Durante inauguração do Centro de Oncologia, deputado destaca recursos destinados ao município
A região Centro-Oeste de Minas Gerais terá mais um importante reforço nas estratégias de acolhimento e assistência gratuita aos pacientes de câncer em Itaúna. O Município entregou em funcionamento, na noite da última sexta-feira, 07 de fevereiro, o Centro de Oncologia Josias Gambarelli para o tratamento de quimioterapia e cirurgias em casos específicos.
A unidade, anexa ao Hospital Manoel Gonçalves, será a segunda em atividade na Macrorregião Oeste e vai aproximar a oferta de tratamento a pacientes de Itaúna e de municípios como Itaguara, Piracema e Itatiaiuçu. Antes, a única unidade de referência oncológica regional ficava em Divinópolis e atendia uma população estimada em 1,3 milhão de pessoas.
“O Centro de Oncologia de Itaúna, ao lado do já instalado em Divinópolis, vai trazer resultabilidade para a Macrorregião de Saúde Oeste, zerando a demanda para os Hospitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, afirmou Domingos Sávio.
“Reconhecer essa importante conquista é função e orgulho para todos os gestores públicos que tem o Centro-Oeste de Minas em suas bases e origens. Por isso, como deputado federal majoritário de Itaúna, informo que inclui no Orçamento Geral da União, em 2020, emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para a manutenção dos serviços prestados pelo Hospital Manoel Gonçalves”, anunciou, por meio de seu representante, durante a solenidade.
Prestação de Contas
Domingos Sávio também prestou contas dos recursos destinados à Itaúna durante o ano de 2019. Somente para a saúde foram R$ 1 milhão divididos entre ações de apoio à manutenção de unidade de atendimento, estruturação da rede de serviços de atenção básica, além da compra de equipamentos e materiais.
Reconhecimento
O deputado federal reconheceu a importância do Centro de Oncologia e parabenizou às equipes técnicas do Hospital Manoel Gonçalves, da Secretaria de Saúde de Itaúna e da Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Itaúna – Avacci, responsáveis pela condução dos processos de habilitação no Governo do Estado e no Ministério da Saúde.
Comments