top of page

Domingos Sávio critica programa de importação de leite do Governo Federal

  • Foto do escritor: Henrique Brito Moura
    Henrique Brito Moura
  • 9 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de set. de 2023



Durante o evento Mega Leite 2023, realizado nessa semana no Parque da Gameleira em Belo Horizonte, o Deputado Federal Domingos Sávio (PL-MG) criticou duramente o modelo de importação de leite adotado pelo atual Governo Federal. Segundo o deputado, um dos maiores defensores do agronegócio na Câmara, a alta taxa de importação tem prejudicado de maneira significativa o produtor brasileiro, uma vez que o país pode ser considerado autossuficiente na produção de leite.

Domingos detalhou que o país registrou a maior queda de produção na década (5,15%) em 2023. “Com esse índice de importação de leite, diversos produtores estão perdendo seus principais ativos e, muitos deles, estão deixando de produzir, fechando seus comércios e espaços pecuários. Isso é muito grave, pois o nosso país tem potencial para não precisar importar qualquer quantidade de leite”, afirmou.

Minas Gerais é um dos estados que mais produzem leite no Brasil, chegando a ter uma produção diária de 300 mil litros. “Se Minas Gerais fosse um país, com certeza estaria entre os principais produtores e exportadores do mundo devido ao trabalho dos pequenos, médios e grandes produtores. A partir do momento que o Governo Federal desvaloriza este trabalhador, a produção cai e toda uma cadeia comercial sofre”, disse Domingos Sávio.


PREÇO CONTINUA ALTO

De acordo com o Deputado Federal, o alto índice de importação deveria significar uma queda brusca nos preços dos produtos derivados do leite, mas não é o que está acontecendo. “O engraçado é que não vemos os preços do queijo, manteiga e outros produtos caírem. É só irmos nos supermercados. Estão cada vez mais caros. Para que importar se temos no Brasil uma produção independente, que é capaz de gerar renda, emprego e capital para todo o país?”, questionou.

Ao contrário de outros produtos da pecuária, o leite possui uma grave particularidade que é o tempo de validade. “Não é igual produtos tubérculos que podemos replantar e esperar a colheita para repor minimamente o estoque. Todo o volume de leite que é produzido precisa ser utilizado de forma imediata. Com essa importação absurda, estamos desperdiçando um valioso produto nacional”, concluiu Domingos Sávio.

 
 
BRASÍLIA DF
Gabinete Câmara dos Deputados

Gabinete Câmara dos Deputados
Anexo IV, 3º andar / Gab. 345 / Praça dos 3 Poderes
CEP 70.160-900

Tel.: (61) 3215-5345

Fax.: (61) 3215-2345

BELO HORIZONTE – MG
Escritório Central

Rua Mato Grosso, 539 - Salas 1708 / 1709 - Edifício Mondrian Trade Center - Barro Preto - CEP 30190-080

Tel.: (31) 3296-7502

DIVINÓPOLIS – MG
Escritório Centro-Oeste

Av. Antônio Olímpio de Morais, 545 / Sala 1210

Centro - CEP 35500-005

Tel.: (37) 3222-2557

bottom of page