top of page

Deputado pede CPI sobre possível formação de cartel no setor leiteiro

Atualizado: 20 de mar.

Pedido de CPI foi realizado hoje e aguarda assinaturas de deputados. Importações vindas de Argentina e Uruguai têm sufocado o produtor rural brasileiro.


O Deputado Federal Domingos Sávio (PL-MG) apresentou hoje um requerimento para que seja aberta, no Congresso Nacional, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a possível existência de cartel no setor leiteiro do país, além da importação irregular de produtos lácteos. O movimento vem ganhando força nos últimos meses com os protestos de produtores rurais em relação à importação de leite em pós de países como Argentina e Uruguai, o que tem inviabilizado o trabalho do produtor brasileiro.



Domingos Sávio é vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, um dos principais blocos de pressão política dedicados à defesa do agronegócio no Brasil. Em seu requerimento, o deputado ressalta a importância de investigar a possível formação de cartel no setor leiteiro, uma vez que isso poderia prejudicar não só os produtores, mas também os consumidores, afetando o equilíbrio do mercado sem haver, inclusive, uma fiscalização correta por parte da vigilância sanitária do país.


Para o Deputado, essa prática está tendo um impacto devastador sobre os produtores nacionais, levando muitos à beira da falência. "É inadmissível que estejamos permitindo a entrada massiva de leite estrangeiro enquanto nossos próprios produtores lutam para sobreviver. Isso não é apenas uma questão econômica, mas também uma questão de soberania alimentar. Estamos colocando em risco a segurança alimentar de nossa população em nome de acordos comerciais desfavoráveis e políticas que favorecem apenas interesses externos", declarou Domingos Sávio, exemplificando que, em certos casos, os produtores estão gastando mais para produzir do que lucrando com o produto final.


"O governo está massacrando o produtor de leite"


Domingos disse temer a pior crise do setor na história recente do país. Na última segunda-feira (18), um grande movimento liderado por produtores rurais em Minas Gerais resultou num protesto chamado "Minas Grita Pelo Leite", realizado no Expominas, em Belo Horizonte, que contou com a adesão de mais de 7 mil produtores do estado, além do apoio do governador Romeu Zema (NOVO). "O governo brasileiro precisa agir de forma mais enérgica para proteger nossa produção leiteira. Não podemos permitir que nossos produtores sejam sacrificados em prol de uma política de livre comércio que claramente não está funcionando a nosso favor. É hora de priorizarmos o fortalecimento do nosso agronegócio e garantir condições justas para os que trabalham arduamente para abastecer nosso país com alimentos de qualidade", concluiu o Deputado.

Comments


bottom of page