Domingos Sávio destina R$1,5 milhão para novo bloco cirúrgico do Hospital da Baleia
- Dep. Federal Domingos Sávio
- 9 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de set.
Novo espaço terá condições de realizar até 200 cirurgias por mês; aumento é de 20% em relação aos atendimentos anteriores.
O Hospital da Baleia, unidade referência nacional em atendimento pediátrico, reinaugurou ontem o bloco cirúrgico com duas amplas salas de atendimento no Edifício Maria Ambrosina, em Belo Horizonte. O espaço foi reformado através de uma emenda parlamentar do deputado federal Domingos Sávio (PL-MG) no valor de R$1,5 milhão, possibilitando que a unidade aumente em até 20% o número de cirurgias mensais.
Juntamente com o corpo clínico da unidade, além do deputado Domingos Sávio, estiveram presentes na cerimônia de reabertura do bloco os diretores/presidentes da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia Tereza Guimarães Paes e Luiz Henrique de Sousa. O Hospital, que já conta com outras obras em andamento, é uma das unidades de excelência em cirurgias pediátricas no Brasil, recebendo pacientes de todas as regiões de Minas Gerais. A alta demanda foi destacada pelo deputado, afirmando que o investimento não atende somente Belo Horizonte. "A Baleia é uma unidade que abraça os 853 municípios de Minas. Trabalhar por este recurso é investir na saúde do estado como um todo. Sempre tenho um olhar especial pelo Hospital da Baleia justamente por essa importância macro que ele tem", disse Domingos Sávio.
Com a ampliação do espaço e a possibilidade de aumentar o atendimento, o novo bloco terá capacidade de ofertar até 200 cirurgias por mês. "As obras já estão concluídas, o espaço começou a ser utilizado e estamos conseguindo continuar com este atendimento de excelência graças às emendas que recebemos durante os anos. O Deputado Domingos Sávio é um parceiro já há vários anos e todos os recursos vindos para obras são prontamente aplicados", comemorou Tereza Paes.
SOLIDARIEDADE
Com mais de 80 anos de atuação, o Hospital da Baleia possui um grande quadro de doadores voluntários que ajudam a manter a estrutura da unidade. Este trabalho é muito valorizado por todo o corpo clínico, que reforça a importância da participação popular nas campanhas do hospital. "Não só aqui, mas a grande maioria dos hospitais necessitam muito da união da população para que possamos atingir um nível de excelência como conseguimos", destacou Luiz Henrique.
Domingos Sávio também lembrou da importância de haver esse "abraço coletivo" junto às unidades hospitalares espalhadas por Minas Gerais. "Eu sei que muitas regiões ainda carecem de ajudas financeiras e filantrópicas. Nos últimos anos, conseguimos fazer trabalhos que recuperaram grandes hospitais, como o São João de Deus, em Divinópolis, e a UPA em Coronel Fabriciano. Duas potências regionais onde fizemos um trabalho árduo de recuperar a saúde financeira e, consequentemente, aumentar a oferta SUS, como é o Hospital da Baleia. Meu intuito é prosseguir com este empenho por toda Minas Gerais", concluiu Domingos Sávio.









