Domingos Sávio garante R$30 milhões para projeto e obra na BR-494 em Divinópolis
- Dep. Federal Domingos Sávio
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Reunião realizada hoje com prefeito e vereadores alinhou detalhes para início das intervenções; montante foi garantido junto ao relator do Orçamento Geral da União
O tão aguardado trevo de acesso da BR-494, em Divinópolis, está próximo de receber uma intervenção definitiva. Em articulação do deputado federal Domingos Sávio (PL) junto ao Governo Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a relatoria-geral do Orçamento Geral da União, foram assegurados R$30 milhões destinados, tanto à elaboração dos projetos de engenharia quanto à execução das obras, que vão solucionar um ponto crítico de segurança e mobilidade no trecho.
Nesta segunda-feira, foi realizada uma reunião estratégica na prefeitura de Divinópolis com o prefeito Gleidson Azevedo (NOVO) e o secretário municipal de obras Paulo Souza. Também participaram da reunião os vereadores Ney Buguer, Matheus Dias, Wesley Jarbas, Josafa Anderson e Vitor Costa, Washington Moreira além de representantes do vereador Flávio Marra, da vereadora Ana Paula Quintinoa do deputado estadual Eduardo Azevedo e do senador Cleitinho Azevedo. O encontro teve como objetivo alinhar os próximos passos, utilizando como base as diretrizes técnicas do DNIT e o relatório do Consórcio SD Pavesys, que diagnosticou falhas estruturais e apresentou propostas para o trecho.
Problema histórico e riscos mapeados
O trevo conecta diversos bairros à área central, ao Parque de Exposições e, futuramente, à região do Hospital Público Regional. A falta de estrutura adequada, o tráfego intenso e misto e a ausência de dispositivos de separação física entre fluxos geram riscos recorrentes, como colisões e congestionamentos, principalmente em horários de pico e durante grandes eventos. Dentre as soluções discutidas estão:
• Rotatória canalizada para organizar o tráfego;
• Dispositivo em desnível (viaduto ou passagem inferior) para eliminar cruzamentos diretos;
• Alças laterais e retornos planejados para evitar conversões inseguras;
• Radares e sinalização inteligente para melhorar a segurança;
• Medidas emergenciais até a conclusão da obra.
Expectativa e impacto
Com o recurso garantido para projeto e obra, a expectativa é que as intervenções comecem após os estudos complementares e audiências públicas, garantindo transparência e eficiência. “Esses recursos são para entregar uma solução definitiva, desde o projeto até a execução, com padrão DNIT, garantindo segurança, fluidez e desenvolvimento para nossa cidade”, reforçou Domingos Sávio, que também destacou a importância de que todas as lideranças se unam e definam esta obra como prioridade. “A minha parte eu fiz, que foi colocar a previsão de recursos no orçamento do DNIT. Estou cobrando o Governo federal para que a execução da obra seja feita o mais rápido possível. Porém, este tipo de emenda orçamentária depende da vontade política do governo. Caso o DNIT não licite os projetos e obras até o final do ano e faça o empenho, a dotação orçamentária poderá ser perdida”.
O deputado afirmou ainda que os recentes acontecimentos influenciaram na urgência da obra, que deve ser vista como prioridade pelo Governo levando em consideração o impacto que o novo hospital trará à região. "É uma questão urgente de melhoria na mobilidade. Teremos um hospital que atenderá mais de 50 municípios e precisamos facilitar o acesso de todas as formas. A BR 494 é a principal via de entrada para quem vem da região das cidades de Oliveira, Cláudio, Carmo da Mata e outras. Precisamos muito dessa obra que ajudará, sobretudo, a salvar vidas", concluiu o deputado.
