Há quase uma semana, o deputado Domingos Sávio desembarcou no continente asiático a convite da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Tereza Cristina, a fim de proporcionar a abertura de novos mercados para produtos brasileiros, como frutas, carnes, leite e café, além da manutenção e ampliação da pauta exportadora do agronegócio.
A comitiva brasileira participou ainda de uma reunião estratégica com representantes do governo chinês e com o presidente da Sinochem Agriculture & Gerente Geral da China National Seed Group, Hengde Qin e presidente da Shinochem, senhor Weibo Song. Domingos Sávio acompanhou no evento os representantes de diversas associações de produtores rurais brasileiros de cooperativas, como a Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB) e outros membros da Frente Parlamentar Agropecuária – FPA.
União em torno do café
Em reunião com produtores de café do Vietnã, o parlamentar apresentou a proposta da criação de uma entidade que reúna os países produtores de café para defender os interesses comuns no mercado mundial. “Nossa proposta foi recebida com entusiasmo pelo vice-primeiro-ministro do Vietnã, Vuong Dinh Hue, e por representantes dos produtores. Embora o Brasil seja o maior produtor mundial, seguido pelo Vietnã, o preço e a política mundial do café acabam sendo comandados por países que não são produtores de café”.
O Vietnã é o maior produtor de café robusta, enquanto o Brasil é o maior produtor do café arábica. A produção de blends com a mistura destes dois tipos de cafés é a principal demanda do mercado de cafés no mundo. “Por esta e por outras razões de mercado e de tecnologia, a amizade e cooperação entre os dois países pode ser muito benéfica para os dois lados”, destacou o parlamentar mineiro.
Na próxima semana, Domingos Sávio cumpre agenda na Indonésia.
Comments