top of page

Emendas de Domingos Savio acatadas na LDO priorizam conclusão de barragem em Berizal, valorização ..

Atualizado: 24 de jul. de 2023

..de produtores de leite e ações para preservar furnas


Durante discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, o deputado federal Domingos Sávio agradeceu ao relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias- LDO, PLN 3/21, deputado Juscelino Filho, por ter acatado emendas de sua autoria que são de extrema importância para Minas Gerais.

Como um grande defensor do produtor rural, uma das emendas apresentadas pelo parlamentar trata do desenvolvimento das cadeias produtivas da agropecuária leiteira.

De acordo com Domingos Sávio, no Brasil, ainda existe carência no consumo de produtos lácteos e seus derivados, bem como falta de medidas de apoio aos produtores em geral, por isso ele não mede esforços quando o assunto é melhoria na qualidade do leite e valorização do produtor rural.

Eu defendo o produtor rural, e o defendo de peito aberto, porque são lutadores. Nós incluímos uma emenda para que seja priorizado um programa de apoio à pecuária leiteira e à sanidade animal”, afirmou.

 De acordo com o parlamentar, a produção de leite no país tem sido crescente nos últimos anos e as importações aumentaram de maneira expressiva, principalmente de leite em pó. “A queda natural do preço do leite ao longo dos anos foi, assim, agravada pelas importações de leite subsidiado, dificultando o ajuste da pecuária leiteira nacional”, explicou.

Barragem de Berizal

Outra emenda que também foi acatada pelo relator, pede prioridade na conclusão da Barragem de Berizal, uma região importante do Norte de Minas. As obras de construção da Barragem de Berizal, no leito do Rio Pardo, planejada para perenizar o referido rio e possibilitar a exploração agrícola das terras de suas margens para a produção agrícola, foram iniciadas pelo governo federal em 1988 e até hoje não foram concluídas.

Segundo o deputado, o conjunto de obras paralisadas no Brasil, em específico as obras de infraestrutura hídrica como a construção de barragens para o uso múltiplo das águas, impõe aos brasileiros um duplo prejuízo, pelos recursos que já foram empregados, consumindo os impostos pagos pelo cidadão e a falta do benefício para a sociedade.

“Essa obra é uma questão de sobrevivência para os moradores da região, que sofrem com a falta de água. Outras tantas espalhadas pelo Brasil necessitam de sua conclusão para melhorar a produtividade agrícola brasileira”.

Águas do Rio Grande

O congressista também apresentou emenda que visa garantir recursos para a conclusão da obra de derrocamento do canal da hidrovia do rio Tietê em São Paulo. Para ele, o rebaixamento do canal dessa hidrovia é fundamental para solucionar o grave problema do uso das águas do Rio Grande que hoje tem sido desviada para alimentar, aumentar o nível desse canal e para garantir a navegabilidade e com isso, tem comprometido os níveis das barragens de Furnas, de Peixoto, de Marimbondo entre outras.

“Essas barragens são prejudicadas diante da necessidade de desviar um volume grande de água para manter o nível deste canal. Com a quebra destas pedras resolve-se o problema sem necessitar do desvio das águas do Rio Grande. Estou feliz em contribuir para a elaboração de um Orçamento que atenda ao interesse do povo brasileiro”.

bottom of page