top of page

Guarda-Mor: Programa de revitalização do São Francisco recebe apoio de Domingos Sávio

Atualizado: 18 de jul. de 2023



Incentivos para ações de proteção da bacia hidrográfica chegam a Guarda-Mor

Municípios mineiros que integram os vales dos rios São Francisco e Parnaíba, entre eles Guarda-Mor, receberam 17 veículos para a manutenção e ampliação de ações de preservação dos mananciais hídricos. Os novos carros serão extremamente importantes na mobilização e orientação dos produtores rurais, no trabalho de marcação, fiscalização e medições das obras de revitalização das áreas que pertencem à sub-bacia.

A entrega foi realizada na tarde da última quarta-feira, 12 de fevereiro, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater, responsável pela execução do projeto. O empenho do deputado federal Domingos Sávio, para assegurar recursos aos municípios mineiros e garantir importantes avanços nas políticas de preservação do meio ambiente, foi destacado pelo secretário de Estado de Governo, Bilac Pinto, em ofício.

Esta conquista é fruto de sua dedicação e apoio aos projetos do Governo do Estado de Minas Gerais e irá garantir a execução de ações de conservação se solo e água na porção mineira da bacia do “Velho Chico”, afirmou.

Mais para Guarda-Mor

Domingos Sávio ressaltou a importância do ato que contemplou 33 municípios mineiros. O deputado afirmou que por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf, foi autorizado para Guarda-Mor a execução de obras destinadas à construção de bacias de captação de água da chuva, terraços e adequação ambiental de estradas vicinais.

Programa de revitalização 

Iniciado em 2008, o programa é fruto da parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Emater/MG, e a União, por meio da Codevasf. O programa conta com investimento total de R$ 50 milhões – repasse de 90% do governo federal e 10% do governo estadual – para aplicação em ações de conservação de solo e água na porção mineira da bacia do Rio São Francisco.

Comments


bottom of page