A Frente Parlamentar de Comércio e Serviço (FCS) esteve reunida nesta segunda-feira (11), em Salvador, para discutir a proposta de Reforma Tributária que tramita no Senado Federal e a Agenda Econômica no âmbito do Congresso Nacional. O encontro foi liderado pelos presidentes da FCS, Deputado Domingos Sávio (PL-MG) na Câmara dos Deputados, Senador Efraim Filho (União-PB) no Senado, e pelo vice-presidente da região Nordeste, Deputado Zé Neto (PT-BA).
Abrindo os debates do dia, o Deputado Domingos Sávio ressaltou a importância da força e da união da FCS e de encontros como este, que reúne parlamentares e lideranças do setor numa troca de ideias e de alinhamento. “Não faz sentido ter uma frente parlamentar em que os deputados se reúnem, anunciam o que o setor defende, mas que não interage com o setor”, reforçou Sávio. Sobre a Reforma Tributária, o parlamentar ressaltou a importância de ouvir as bases para fazer uma Reforma que respeite o contribuinte.
O presidente da FCS no Senado, Senador Efraim Filho, também coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, falou dos momentos conjuntos de reflexões com o setor. “Temos tido a oportunidade de sempre sermos uma voz de interlocução com quem produz no Brasil e de ter em diversos temas, estado ao lado do setor produtivo, debatendo temas áridos, mas que foram importantes para que se avançasse em reformas estruturantes para o país”, disse o senador. No clima de muita interação, perguntas e reflexões estratégicas, o encontro, que ocorre em formato mensal, nas diferentes regiões do país, estendeu até o início da tarde. Na ocasião, o também anfitrião do dia, Deputado Zé Neto, enfatizou às lideranças de Feira de Santana que estavam presentes e também de outros importantes municípios baianos, a respeito do contexto favorável ao diálogo e ao debate do tema da Reforma Tributária vivido hoje no país.
“A Reforma Tributária é uma necessidade de Estado. Hoje, encontramos um ambiente de diálogo bem mais fraterno e respeitoso, para que a gente possa dar continuidade ao que a gente começou lá atrás”, recordou o Deputado Zé Neto, que é um dos grandes incentivadores da ampliação da interlocução do parlamento com o setor de comércio e serviços de todo o Estado da Bahia.
Estiveram presentes também no encontro, representando o governador Jerônimo Rodrigues, o Secretário Estadual da Fazenda do Estado da Bahia, Manoel Vitório, o Superintendente do Sebrae da Bahia, Jorge Khoury, o representante da Fecomércio da Bahia, Bruno Branco, o presidente do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia, Marcos Carneiro, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia, Cloves Cedraz, o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas – Bahia, Pedro Failla, o representante da SindSefaz, Joaquim Amaral, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, Luís Mercê, além de presidentes e representantes de instituições financeiras, associações, entidades que compõem a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), demais autoridades e empresários do setor de comércio e serviços do estado da Bahia.
Comments