top of page

Novembro Azul: conscientização sobre a saúde do homem

Atualizado: 14 de jul. de 2023



O mês está quase no final, mas o alerta da campanha “Novembro azul” deve permanecer. Neste mês dedicado aos cuidados da saúde do homem, várias campanhas chamam a atenção para a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas, especialmente a prevenção do câncer de próstata e câncer de pele – o mais frequente entre os homens brasileiros.

E quando falamos em saúde, não podemos deixar de destacar a importância do Sistema Único de Saúde – SUS, especialmente da Atenção Básica. Considerada a porta de entrada dos usuários do SUS, a Atenção Básica receberá apenas em 2020, mais de R$ 4 milhões em recursos do deputado federal Domingos Sávio. As emendas contemplam mais de 30 municípios de Minas Gerais e foram destinadas para Atenção Básica, permitindo a ampliação desse atendimento gratuito, essencial e de qualidade.

Defensor do SUS, Domingos Sávio ressalta que a saúde é uma das prioridades no mandato. “Sempre destino emendas para as prefeituras aplicarem no Piso de Atenção Básica. Em 2020, na somatória, esse valor chega a R$ 4.343.214,00. São mais de 30 municípios contemplados e sabemos que esse recurso reflete diretamente no atendimento ao usuário do SUS, pois há a garantia e manutenção de diversos serviços do sistema. O cidadão deve se informar sobre os exames disponíveis e principalmente, ter um acompanhamento, pois a prevenção é fundamental para uma vida saudável”, finalizou.

Em Itaguara, os recursos destinados pelo deputado federal Domingos Sávio permitem a Prefeitura manter atendimento a todas as pessoas com 05 equipes de PSF, priorizando a prevenção e promoção da saúde. Foto: Pref. Itaguara/divulgação

Atenção Básica de Saúde

A Atenção Básica de Saúde tem como objetivo orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. Dessa forma, funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

Veja como se prevenir. Clique aqui.

Comments


bottom of page