Obra foi debatida juntamente com o Governador e Ministro dos Transportes; Acordo é de inclusão no PAC para a execução
O Deputado Federal Domingos Sávio (PL) se reuniu, na manhã desta terça-feira (11), com o ministro dos transportes Renan Filho com o objetivo de alinhar importantes demandas do estado de Minas Gerais no setor de infraestrutura. O governador Romeu Zema (Novo) também participou do encontro, juntamente com outras lideranças estaduais.
Uma das pautas da reunião foi o projeto de duplicação da BR-494, no trecho que contempla a área urbana de Divinópolis até a divisa com o município de São Sebastião do Oeste, na chamada 'Ponte do 49'. Demanda antiga e que já foi levada diversas vezes pelo deputado ao governo federal, a duplicação é tida como uma resolução de um grande gargalo no trânsito rodoviário na região Centro-Oeste, uma vez que é constantemente utilizada por veículos de carga e é uma das vias de acesso a Divinópolis mais utilizada por motoristas. Na região, além do Parque de Exposições, a entrada pela BR-494 conecta diversos bairros a locais importantes, como o CEFET, a UEMG, o Campus da UFSJ e, futuramente, ao Hospital Público Regional.
Na reunião, o ministro Renan Filho se comprometeu a incluir o projeto no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) mediante a emenda destinada por Domingos Sávio para a execução do projeto. "Eu vou destinar a emenda no orçamento que vamos elaborar este ano. É uma obra que todos da região Centro-Oeste sabem da necessidade e o quanto isso desafogará uma das principais vias de acesso a Divinópolis, auxiliando e dando mais segurança aos moradores de bairros como São Paulo, Copacabana, Jardinópolis, Padre Herculano, Marajó, dentre outros", afirmou Domingos Sávio. "O projeto será executado com a minha emenda, e o ministro garantiu que, desta forma, conseguirá incluí-la no PAC para a realização da obra", explicou.
A BR-494 é via de saída para importantes centros comerciais do país, como o Rio de Janeiro e Sul de Minas. Com o projeto de duplicação no trecho entre Divinópolis e São Sebastião do Oeste, a expectativa é de maior fluidez no trânsito e resolução de problemas antigos relacionados à segurança. "Cansamos de ver acidentes no acesso à Avenida Paraná, especialmente após o grande crescimento daquela região da cidade. Com a construção do Hospital Público Regional, acredito que essa duplicação tenha se tornado ainda mais urgente", completou o deputado.